ÉTICA

 

João Francisco da Costa*

 

A noção de ética que hoje conhecemos, como sendo as regras de comportamento de um determinado grupo de pessoas, era tida na antigüidade grega como sendo as regras de comportamento para o indivíduo..... Sabe-se que a ética se constrói a partir das necessidades políticas de uma comunidade, entendendo-se aqui política como a organização da ação decisória do ser humano. Desta forma, pode-se pensar a ética como a busca por um ideal comum que satisfaça, ao mesmo tempo, a necessidade individual e comunitária. (Müller, Daniel Nehme; Textos Selecionados, ULBRA, 2002) **

 

A Etimologia da palavra Ética

 

Há duas palavras gregas, parecidas, que explicam o sentido etimológico de Ética: ethos e éthos.

 

Ø Ethos significa costume. Refere-se a usos e costumes de um grupo. Nos grupos humanos os costumes são decisivos para a conduta dos indivíduos. Nesse estágio, a moral e o direito são os costumes. A Ética do grupo é também a Ética dos indivíduos, O modo de ser do grupo é o modo de ser de cada indivíduo.

 

Costumes, plural, em latim é mores. De mores vem Moralis - Moral, palavra com que Cícero (De Fato, II, 1) traduziu a palavra grega éthicós. Ética é Moral.

 

O grupo impõe os seus costumes ao indivíduo visando à exterioridade da Ética. A sociedade dita as normas de conduta. Ao inculto, é preciso que se lhe diga o que deve fazer e o que não deve fazer para o bem estar social. A norma, originada dos costumes, visa a ação exterior; por ex., — não mate, não roube, não estupre... Quando a consciência moral dos indivíduos for mais cultivada, quando os indivíduos possuírem critério interior próprio, a Ética interiorizar-se-á; por ex., "Ama o teu próximo como a ti mesmo", que para um santo (S. Agostinho) se reduz a uma palavra: — “Ama, et fac quod vis” — Ama e faz o que quiseres.

 

Ø Éthos significa domicílio, moradia. É a morada habitual de alguém, o país onde alguém habita. Passou a designar a maneira de ser habitual, o caráter, a disposição da alma. Caráter é marca, sigilo, timbre ou disposição interna da vontade que a inclina a agir habitualmente de determinada maneira. Hábito, para o bem ou para o mal, virtuoso ou vicioso, é quase segunda natureza, fonte de atos. (Hábito é efeito de atos, pois a repetição de atos causa o hábito; mas uma vez adquirido, o hábito toma-se causa de atos).

 

Pois bem, etimologicamente, Ética, seja de ethos seja de éthos, as duas palavras são parentas, chega-se ao mesmo sentido — via costumes ou via morada habitual. Os dois caminhos levam à conduta humana.

 

Definição

 

Ética não se restringe à descrição de costumes ou hábitos de diferentes povos. O objeto real da Ética vai além do sentido etimológico. A Ética procura princípios que dirijam a consciência na escolha do bem e concentra sua atenção na vontade humana (como a lógica, na inteligência), porque o objeto da Ética é o ato humano, e o ato humano é produzido pela vontade. O ato, objeto da Ética, é o ato humano, ato específico da humanidade, ato que distingue esta dos outros seres.

A liberdade acrescenta o domínio da vontade sobre o ato, de tal maneira que possa escolher entre agir e não agir, ou agir desta ou daquela maneira, isto é, possa escolher entre este ou aquele ato. O objeto material da Ética é o ato humano, ato voluntário e livre, qualquer ato involuntário e não-livre não é ato humano e, portanto, não é objeto da Ética.

 

Resumindo:

1) A Ética procura definir o bem e o mal moral;

2) Procura determinar princípios e normas éticas;

3) Que levem o indivíduo a cumprir com seus deveres e ordenar seus atos.

 

Bibliografia

 

MÜLLER, Daniel Nehme; Textos Selecionados. Canoas: ULBRA, 2002

SANSON, Vitorino Felix; Disponível em: www.suigeneris.pro.br/filo_socied06.htm, acessado em 24/02/05.



* João Francisco da Costa, licenciado em Estudos Sociais/Geografia pela UNILASALLE.

 ** Daniel Nehme Müller é bacharel em Informática pela PUC-RS, professor da ULBRA e membro da Comissão de Ética da ABINFO.